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segunda-feira, 16 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
 NA EDUCAÇÃO INFANTIL
( Profª. Luciede Almeida de Siqueira - 1º Período (jardim) "A").


“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia” (RCNEI, 2001:22).
            É brincando que a criança constrói um conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo. Nas brincadeiras ela desenvolve algumas capacidades importantes como: atenção, a imitação, memória, imaginação, além da socialização e da capacidade de escolha, sendo um ser ativo no seu desenvolvimento.

 
 “A criança que é estimulada a brincar com liberdade terá grandes possibilidades de se transformar num adulto criativo” (SANTOS, 2004:114).
      Desafiar as crianças a criar situações novas nas brincadeiras, incentivá-la a explorar todos os espaços de forma lúdica a ajudará abrir caminhos para a criatividade, para a fantasia e a aventura.


       No entanto, salienta-se que não basta dar às crianças o direito de brincar. Não basta apenas ampliar o seu tempo no pátio ou aumentar os estoques de brinquedos na sala. É preciso despertar e manter seu desejo pelo brincar. O que implica numa nova postura de pais e educadores diante da brincadeira e do espaço em que ela acontece.

       É necessário que os educadores infantis realizem um trabalho extenso para informar à sociedade que o “brincar” não é uma perda de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve passar.
       Espera-se que os espaços escolares transformem-se em lugares prazerosos, cheios de desafios, emoções e descobertas, sobre os quais as crianças possam dizer:“Como é bom estar aqui, amanhã quero voltar!”



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