Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRIANDO E BRINCANDO
(Profª. Fernanda Rabelo Ramos - Reforço 2º ano)




        Partindo do princípio de que o ser humano constrói seu próprio conhecimento interagindo com o meio social e natural em que ele vive, penso ser possível repensar e reorganizar a escola como espaço humano, cultural e alfabetizador, mudando a maneira de entender e viver com as crianças o processo ensinar e aprender dentro de políticas educacionais e sociais, para tanto, faz-se necessário priorizar o aluno.



        O mundo exige hoje que o aluno seja capaz e autônomo de julgamento que passa do crescimento da responsabilidade pessoal à realização do destino coletivo. Para melhor desenvolvimento integral do educando, explorar todos os talentos que são como tesouros incrustados no fundo de cada ser humano: a memória, o raciocínio, a imaginação, a capacidade física, o sentido de estética, a facilidade de comunicar-se com os outros, o carisma natural de animador..., o que confirma a necessidade de melhor compreender a si mesmo.
 

     Usando as artes, para contribuir com a formação de cidadãos criativos, conscientes e felizes. Compreender a alfabetização através do exercício vital da arte, na sua mais pura linguagem, a do sentimento, um dos mais importantes exercícios de formação da personalidade humana.
E por acreditar que a arte aflora o humanismo, tem a capacidade de reunir todas as dimensões humanas ,a emotiva, a racional, a mítica e a corporal. Sem arte, nosso conhecimento do mundo e de nós mesmo fica empobrecido.
       Criando e brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.