Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRIANDO E BRINCANDO
(Profª. Fernanda Rabelo Ramos - Reforço 2º ano)




        Partindo do princípio de que o ser humano constrói seu próprio conhecimento interagindo com o meio social e natural em que ele vive, penso ser possível repensar e reorganizar a escola como espaço humano, cultural e alfabetizador, mudando a maneira de entender e viver com as crianças o processo ensinar e aprender dentro de políticas educacionais e sociais, para tanto, faz-se necessário priorizar o aluno.



        O mundo exige hoje que o aluno seja capaz e autônomo de julgamento que passa do crescimento da responsabilidade pessoal à realização do destino coletivo. Para melhor desenvolvimento integral do educando, explorar todos os talentos que são como tesouros incrustados no fundo de cada ser humano: a memória, o raciocínio, a imaginação, a capacidade física, o sentido de estética, a facilidade de comunicar-se com os outros, o carisma natural de animador..., o que confirma a necessidade de melhor compreender a si mesmo.
 

     Usando as artes, para contribuir com a formação de cidadãos criativos, conscientes e felizes. Compreender a alfabetização através do exercício vital da arte, na sua mais pura linguagem, a do sentimento, um dos mais importantes exercícios de formação da personalidade humana.
E por acreditar que a arte aflora o humanismo, tem a capacidade de reunir todas as dimensões humanas ,a emotiva, a racional, a mítica e a corporal. Sem arte, nosso conhecimento do mundo e de nós mesmo fica empobrecido.
       Criando e brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.


EDUCAÇÃO RELIGIOSA
(Profª. Zélia Caixeta - 6º anos A,B,C e D)


Confecção de álbum: "SOU UM SER IMPORTANTE" 

Objetivo:

Reconhecer sua importância e seu valor para sua família, seus amigos, sua escola e para a construção de um mundo melhor.


PARA REFLETIR:

       Deus conhece-te e chama-te pelo seu próprio nome.Ao criar-te, Deus Pai, decidiu fazer de ti um filho seu. Para não te esquecer escreveu seu nome na palma de sua mão. Depois mostrou esse nome ao seu filho e disse: Aceito-o e ama-o como meu filho, pois você é um ser muito importante.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
 NA EDUCAÇÃO INFANTIL
( Profª. Luciede Almeida de Siqueira - 1º Período (jardim) "A").


“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia” (RCNEI, 2001:22).
            É brincando que a criança constrói um conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo. Nas brincadeiras ela desenvolve algumas capacidades importantes como: atenção, a imitação, memória, imaginação, além da socialização e da capacidade de escolha, sendo um ser ativo no seu desenvolvimento.

 
 “A criança que é estimulada a brincar com liberdade terá grandes possibilidades de se transformar num adulto criativo” (SANTOS, 2004:114).
      Desafiar as crianças a criar situações novas nas brincadeiras, incentivá-la a explorar todos os espaços de forma lúdica a ajudará abrir caminhos para a criatividade, para a fantasia e a aventura.


       No entanto, salienta-se que não basta dar às crianças o direito de brincar. Não basta apenas ampliar o seu tempo no pátio ou aumentar os estoques de brinquedos na sala. É preciso despertar e manter seu desejo pelo brincar. O que implica numa nova postura de pais e educadores diante da brincadeira e do espaço em que ela acontece.

       É necessário que os educadores infantis realizem um trabalho extenso para informar à sociedade que o “brincar” não é uma perda de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve passar.
       Espera-se que os espaços escolares transformem-se em lugares prazerosos, cheios de desafios, emoções e descobertas, sobre os quais as crianças possam dizer:“Como é bom estar aqui, amanhã quero voltar!”



sexta-feira, 13 de abril de 2012

 
 JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


(Profª. Julieta Cristina Silva - Iº Período - Turma C)

    O jogo deve estar presente na rotina da Educação Infantil, possibilitando a liberdade de ação física e mental da criança nessa fase. 

 

        A estrutura dos jogos, tornam as atividades propostas adequadas para o conhecimento de: quantidade (matemática); maneira de escrever (linguagem escrita); fatos ligados à natureza (ciências); etc, conduzindo a criança a pensar, raciocinar, comprovar a verdade, distinguir e escolher caminhos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.







CONTO DE FADAS

(Profª Valéria Cristina Silva - Iº Período da Ed. Infantil - Turma B)

       Cantigas, contos de fadas, fantoches, poemas e parlendas fazem parte do nosso cotidiano. Ler histórias, dramatizá-las, assistir desenhos na TV, representá-los com fantoches e marionetes são recursos capazes de exercer um grande fascínio nas crianças. A magia das histórias encantam a todos, possibilitando estruturar o pensamento, organizar as idéias, situar-se no tempo, vivenciar sentimentos através do simbólico para mais tarde entrar no mundo da comunicação escrita.