Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2012



Xadrez: Promovendo a Cidadania
( Marcia Ribeiro - Professora de xadrez do 6º 7º e 8º ano)


Hoje, o Xadrez é uma disciplina indispensável na escola, pois já tem mostrado a sua valiosa contribuição na formação integral do educando, desenvolvendo o intelectual, o social e o desportivo.
O xadrez trabalha, em primeiro lugar, com o raciocínio levando o aluno a pensar, imaginar, concentrar, memorizar, analisar; ser cidadão emotivo e respeitoso. Estimula o aluno a ser companheiro, ser leal em qualquer situação e a ter paciência. Além de tudo, é uma forma de aprender brincando, descontraindo.

 Há com a prática do xadrez um amplo envolvimento em todas as disciplinas, levando ao incentivo dos estudos e aos conhecimentos de formas prazerosas.
A vida é um jogo, somos os jogadores e os opositores; somos perdedores e somos vencedores. A nossa auto-estima, depende do jogo da vida e o xadrez nos ensina a jogá-lo. Por isso, o xadrez jamais poderá ser excluído das escolas, pois é uma disciplina que deu certo e precisa ser ampliada para todas as redes estaduais e municipais com professores próprios para a disciplina em todas as séries.
O xadrez é um instrumento de grande potencial em formar verdadeiros cidadãos em uma Nação que tanto necessita e, principalmente, é um instrumento que poderá ajudar as escolas amenizar os grandes desafios (problemas) que vêm enfrentando. O xadrez é realmente uma disciplina que trabalha com valores e com a cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.